Saiba como evitar a gula

Gula ou compulsão alimentar são sinônimos do vicio em comer e beber de maneira exagerada, causado pela ansiedade é uma barreira comum para quem quer ter uma vida saudável e principalmente perder peso. Ela pode ser induzida pelo desequilíbrio de alguns neurotransmissores como a dopamina e a serotonina, responsáveis pela sensação de prazer, bem-estar e recompensa.

Pesquisas apontam que quem sofre de compulsão alimentar apresenta atividades semelhantes nas mesmas regiões cerebrais que os dependentes do álcool e drogas, por isso a vontade de comer é incontrolável na maioria das vezes, assim como um vício.

O estresse pode ativar o quadro de compulsão, já que ele enfraquece a produção de dopamina e endorfinas, sendo assim é necessário fazer o possível para controlá-lo.

 

Para evitar e controlar a gula, as dicas são:

– Mantenha–se hidratado! A região cerebral que controla a sede é a mesma que controla a fome. Por isso, os sinais podem ser confundidos com muita facilidade, gerando a vontade de comer quando pode ser apenas sede.

– Cuide do seu intestino! O intestino atua na regulação de neurotransmissores e é o principal local de absorção de nutrientes, por isso precisa estar saudável!

– Evite o açúcar! Ele aumenta a liberação de dopamina, por isso gera a sensação de prazer e aumenta a liberação de grelina, responsável por estimular a fome, gerando o ciclo vicioso em que quanto maior a ingestão de doces, maior será a vontade de comer mais doces.

– A prática do exercício físico melhora fatores relacionados à compulsão, pois minimiza o estresse, auxilia a liberação de hormônios associados ao prazer e à sensação e bem estar e controla os níveis de glicose e insulina.

 

Invista em alimentos que ajudam a controlar a ansiedade e consequemente a gula:

• Grão de bico: rico em fibras, magnésio (atua como co-fator para a produção de serotonina), triptofano (fundamental para formação de serotonina) e vitaminas do complexo B;

• Banana: fonte de triptofano e cromo (metabolismo da glicose);

• Lentilha: fonte de fibras, triptofano e vitaminas do complexo B;

• Castanhas, nozes e amêndoas: fontes de triptofano, gorduras poli-insaturadas, que dão saciedade, e ótimas para associar a frutas, para controlar a absorção da glicose e a liberação da insulina;

• Tâmara: fonte de cromo, envolvido no metabolismo da glicose, ótima para controlar a vontade por doces. Rica em vitamina B5, que proporciona efeitos tranquilizantes e relaxantes;

• Abacate: fonte de gordura monoinsaturada, rico em magnésio e auxilia no controle do cortisol, o hormônio do estresse;

• Chás: consuma chás claros, mas sempre sem adoçar, caso contrário pode gerar ainda mais ansiedade e vontade de comer.

• Adoçante: evite ao máximo o uso de adoçantes uma vez que estes estimulam a vontade de comer doces.

•Descanse e tenha uma rotina alimentar organizada.

 

Reflita se aquele alimento em que você está frente ao consumo realmente vale à pena! 

 

Andrieli Botton
Nutricionista CRN8 7291
Pós graduação em Nutrição Clínica e Alimentos Funcionais
Mestrado em Exercício Físico na Promoção da Saúde
Docente em graduação e pós-graduação

 

Leia mais

Será que você está se alimentando bem

Já sabemos que mais da metade da população brasileira apresenta excesso de peso e os demais não necessariamente estão saudáveis, isso porque muitas vezes o problema não está apenas no que comemos, mas sim no que NÃO comemos, ou seja, a falta de nutrientes.

 

De que maneira corrigir isso? Muitas vezes basta ter uma vida e alimentação mais simples, mas acredite, isso requer esforço! Comer comida mais natural e buscar uma vida mais calma. 

Você já percebeu que pode não ser difícil, mas se você comete algum dos erros listados, possivelmente uma reeducação alimentar seja necessária.

 

Erro 1- Você adoça suas bebidas com açúcar (de qualquer tipo) ou adoçante!

Saiba que nenhum deles é saudável, pode dificultar o controle do peso corporal, favorecer doenças e danificar a microbiota intestinal, prejudicando a absorção de nutrientes, o que gera inúmeros outros problemas de saúde.

 

Erro 2- Come apenas carboidratos (frutas, barras de cereais, cookies "integrais", biscoitos cream cracker  ou "integrais") nos lanches intermediários!

Estes alimentos apresentam uma resposta glicêmica desfavorável ao nosso organismos, principalmente se você precisa reduzir o peso, tem diabetes, alguma outra doença ou não quer ficar doente, ou seja sempre será ruim.  Tente comer mais saladas e verduras no almoço e jantar, assim sentirá menos fome nos intervalos.

 

Erro 3- Consome pouca água!

Tão importante quanto uma boa alimentação é uma boa hidratação, a água será responsável por auxiliar na distribuição dos nutrientes pelo corpo e na eliminação das toxinas.

 

Erro 4- Você come de 3 em 3 horas (porque leu ou disseram que deve ser assim)!

Se você precisa tratar alguma doença ou emagrecer, pode não ser necessário comer tantas vezes e talvez isso esteja até lhe atrapalhando a atingir os objetivos. 

Cada nutriente tem uma função específica no organismo e cada pessoa necessita de uma quantidade diferente, procure um profissional da nutrição para lhe ajudar a ser mais saudável.

 

Andrieli Botton
Nutricionista CRN8 7291
Pós graduação em Nutrição Clínica e Alimentos Funcionais
Mestrado em Exercício Físico na Promoção da Saúde
Docente em graduação e pós-graduação

 

Leia mais