Saiba como evitar a gula

Gula ou compulsão alimentar são sinônimos do vicio em comer e beber de maneira exagerada, causado pela ansiedade é uma barreira comum para quem quer ter uma vida saudável e principalmente perder peso. Ela pode ser induzida pelo desequilíbrio de alguns neurotransmissores como a dopamina e a serotonina, responsáveis pela sensação de prazer, bem-estar e recompensa.

Pesquisas apontam que quem sofre de compulsão alimentar apresenta atividades semelhantes nas mesmas regiões cerebrais que os dependentes do álcool e drogas, por isso a vontade de comer é incontrolável na maioria das vezes, assim como um vício.

O estresse pode ativar o quadro de compulsão, já que ele enfraquece a produção de dopamina e endorfinas, sendo assim é necessário fazer o possível para controlá-lo.

 

Para evitar e controlar a gula, as dicas são:

– Mantenha–se hidratado! A região cerebral que controla a sede é a mesma que controla a fome. Por isso, os sinais podem ser confundidos com muita facilidade, gerando a vontade de comer quando pode ser apenas sede.

– Cuide do seu intestino! O intestino atua na regulação de neurotransmissores e é o principal local de absorção de nutrientes, por isso precisa estar saudável!

– Evite o açúcar! Ele aumenta a liberação de dopamina, por isso gera a sensação de prazer e aumenta a liberação de grelina, responsável por estimular a fome, gerando o ciclo vicioso em que quanto maior a ingestão de doces, maior será a vontade de comer mais doces.

– A prática do exercício físico melhora fatores relacionados à compulsão, pois minimiza o estresse, auxilia a liberação de hormônios associados ao prazer e à sensação e bem estar e controla os níveis de glicose e insulina.

 

Invista em alimentos que ajudam a controlar a ansiedade e consequemente a gula:

• Grão de bico: rico em fibras, magnésio (atua como co-fator para a produção de serotonina), triptofano (fundamental para formação de serotonina) e vitaminas do complexo B;

• Banana: fonte de triptofano e cromo (metabolismo da glicose);

• Lentilha: fonte de fibras, triptofano e vitaminas do complexo B;

• Castanhas, nozes e amêndoas: fontes de triptofano, gorduras poli-insaturadas, que dão saciedade, e ótimas para associar a frutas, para controlar a absorção da glicose e a liberação da insulina;

• Tâmara: fonte de cromo, envolvido no metabolismo da glicose, ótima para controlar a vontade por doces. Rica em vitamina B5, que proporciona efeitos tranquilizantes e relaxantes;

• Abacate: fonte de gordura monoinsaturada, rico em magnésio e auxilia no controle do cortisol, o hormônio do estresse;

• Chás: consuma chás claros, mas sempre sem adoçar, caso contrário pode gerar ainda mais ansiedade e vontade de comer.

• Adoçante: evite ao máximo o uso de adoçantes uma vez que estes estimulam a vontade de comer doces.

•Descanse e tenha uma rotina alimentar organizada.

 

Reflita se aquele alimento em que você está frente ao consumo realmente vale à pena! 

 

Andrieli Botton
Nutricionista CRN8 7291
Pós graduação em Nutrição Clínica e Alimentos Funcionais
Mestrado em Exercício Físico na Promoção da Saúde
Docente em graduação e pós-graduação

 

Comentário

0 Comentários