Será que você está se alimentando bem

Já sabemos que mais da metade da população brasileira apresenta excesso de peso e os demais não necessariamente estão saudáveis, isso porque muitas vezes o problema não está apenas no que comemos, mas sim no que NÃO comemos, ou seja, a falta de nutrientes.

 

De que maneira corrigir isso? Muitas vezes basta ter uma vida e alimentação mais simples, mas acredite, isso requer esforço! Comer comida mais natural e buscar uma vida mais calma. 

Você já percebeu que pode não ser difícil, mas se você comete algum dos erros listados, possivelmente uma reeducação alimentar seja necessária.

 

Erro 1- Você adoça suas bebidas com açúcar (de qualquer tipo) ou adoçante!

Saiba que nenhum deles é saudável, pode dificultar o controle do peso corporal, favorecer doenças e danificar a microbiota intestinal, prejudicando a absorção de nutrientes, o que gera inúmeros outros problemas de saúde.

 

Erro 2- Come apenas carboidratos (frutas, barras de cereais, cookies "integrais", biscoitos cream cracker  ou "integrais") nos lanches intermediários!

Estes alimentos apresentam uma resposta glicêmica desfavorável ao nosso organismos, principalmente se você precisa reduzir o peso, tem diabetes, alguma outra doença ou não quer ficar doente, ou seja sempre será ruim.  Tente comer mais saladas e verduras no almoço e jantar, assim sentirá menos fome nos intervalos.

 

Erro 3- Consome pouca água!

Tão importante quanto uma boa alimentação é uma boa hidratação, a água será responsável por auxiliar na distribuição dos nutrientes pelo corpo e na eliminação das toxinas.

 

Erro 4- Você come de 3 em 3 horas (porque leu ou disseram que deve ser assim)!

Se você precisa tratar alguma doença ou emagrecer, pode não ser necessário comer tantas vezes e talvez isso esteja até lhe atrapalhando a atingir os objetivos. 

Cada nutriente tem uma função específica no organismo e cada pessoa necessita de uma quantidade diferente, procure um profissional da nutrição para lhe ajudar a ser mais saudável.

 

Andrieli Botton
Nutricionista CRN8 7291
Pós graduação em Nutrição Clínica e Alimentos Funcionais
Mestrado em Exercício Físico na Promoção da Saúde
Docente em graduação e pós-graduação

 

Comentário

0 Comentários